É possível tirar os riscos das lentes dos meus óculos?

Essa é mais uma daquelas perguntas frequentes que nós e todas as óticas escutamos todos os dias.

A resposta é Sim e Não.

Tirar risco de óculos de grau

Quando se trata do material vidro ou cristal, é possível tirar, desde que a lente não tenha astigmatismo e o laboratório tenha conhecimento e equipamento para isso. As maiorias dos laboratórios óticos trabalham hoje apenas com lentes no material acrílico impossibilitando tal tarefa.

Já nas lentes em acrílico (resina orgânica; policarbonato etc) não é possível; pois o polimento, para tirar o risco, vai mudar a curvatura da lente; criando ondas e comprometendo a qualidade óptica.

Quando falamos naqueles risquinhos finos chamados “fio de cabelo” no tratamento antirreflexo, existe uma possibilidade caso sua lente tenha sido surfaçada ou fabricada especialmente para você.

Basta levar na ótica que você mandou fazer os óculos e eles irão encaminhá-la ao laboratório para a retirada do tratamento antirreflexo. Ao retirar o tratamento antirreflexo, automaticamente aqueles pequenos riscos irão sumir também.

Duas conclusões importantes:

Uma coisa é o risco na superfície das lentes, onde de fato não há o que fazer. Isso serve para lentes solares e lentes de grau sem tratamento antirreflexo.

Outra coisa é quando a lente com tratamento antirreflexo é riscada; causando a ausência de tratamento, da mesma forma que acontece quando você tira a tinta da lataria de um carro com um prego.

Portanto cuide bem de suas lentes e saiba acima de tudo que, como qualquer coisa, as lentes possuem uma vida útil e, independente da mudança do grau ou não, elas devem ser trocadas e renovadas periodicamente.

Visite o nosso canal no Youtube e saiba essa e outras informações importantes sobre o mundo óptico.

Canal do Youtube Oculosweb

Grande abraço, Daniel Sliwinski  ::  Técnico em Ótica CROO – PR 00197
Conheça a nossa Loja Virtual: Oculosweb.com


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *